terça-feira, 25 de março de 2014

Cobogó

Vocês sabem o que é cobogó?

Pelo nome muita gente deve estar pensando que nunca ouviu falar, mas tenho certeza que todos já viram este elemento em algumas edificações modernistas.
Era muito utilizado como fechamento em fachadas, tendo sua função intermediária entre a parede fechada e o vidro. Ele permite uma ventilação permanente e uma sombra rendada que deixa a luz entrar suavemente .






 E como toda tendência de antigamente sempre um dia acaba voltando, com o Cobogó não foi diferente, onde tem passado a ser destaque nos espaços decorativos. O mercado trouxe novas técnicas, novos formatos, cores e materiais. 





Em concreto para ser pintado, em louça para dar um brilho extra, em barro tradicional para dar um tom avermelhado natural do tijolo… a cor da argamassa de assentamento pode ser grande aliada ou vilã na hora de compor o painel, o indicado é utilizar juntas de 3cm.
O impacto é certo quando usado em grandes painéis para reforçar o efeito do sombreado e demarcar a fachada ou ambiente. Mas cuidado! O cobogó não tem a mesma resistência estrutural que o bloco de concreto ou tijolo e não deve ser usado como base de apoio e sim como alvenaria de fechamento, sem função estrutural. Além disso, para os grandes painéis vale reforçar a estrutura com ferro embutido o assentamento a cada 3, 4 fiadas.Se você está construindo ou reformando e quer separar sutilmente dois ambientes tá aqui uma bela opção: use um grande painel de elemento vazado, ali deixará de ser uma parede e virará uma obra de arte. 











Para a fachada, utilize os grandes panos de elemento vazado para destacar elementos verticais e horizontais pois além de garantir a ventilação para os devidos ambientes você não perderá a privacidade.






Beijos!
 BBW

Um comentário: